quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

WIKIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Você sabe o que uma wiki? Para que ela serve?

Como professores como podemos utilizá-la no processo de ensino-aprendizagem?

Uma Wikis, segundo a WIKIPÉDIA "wiki" por consenso, é um software colaborativo que permite a edição coletiva de documentos em uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador web. Nele é possível criar, editar e ligar páginas e ainda controlar conteúdos de usuários de wikis.




A própria WIKIPÉDIA é formada por um conjunto de wikis.

Na educação a aplicação deste modelo pressupõe a construção coletiva e a difusão de idéias e conhecimento. O conceito é simples - textos publicados na web que podem ser modificados e melhorados, por qualquer pessoa, e as contribuições e/ou alterações ficam registradas, tornando a construção do conhecimento muito mais dinâmica.

As aplicações são as mais diversas. Na web, ela pode servir de fonte de pesquisa, pois existem wikis conceituadas e que realmente trazem informações verdadeiras, e ainda te direciona para outros sites relevantes como de notícias, educacionais, tecnologicos, sobre diversos temas.

Na escola wikis podem ser utilizadas também em áreas de interesse comunitário como divulgação de notícias e eventos com o respectivo calendário onde podem ser agendados encontros com pais e coordenadores, diretores e professores.

wikis podem ser criadas como um espaço de relações entre as escolas para troca de experiências de projetos, onde quem estiver desenvolvendo um projeto com seus alunos pode dar e receber informações, talvez até a nivel internacional. E o que é mais lindo, é possível tornar a "escola" parte de uma aldeia global, tecendo uma rede de informações e trocas de conceitos, de conhecimento, de cultura, um espaço virtual de aprendizagem.
Teste e crie wikis para a sua escola.Pode ser um mural de recados; uma página criada como espaço de interação; uma história colaborativa; o link para o seu blog...
Use a criatividade. Crie suas wikis
Aproveite este espaço!!
Visite os wikis já criados .
PROFESSORA ELIECÍLIA

Um comentário:

Anônimo disse...

Faltou link para a sua wiki.