quarta-feira, 26 de novembro de 2008

AVALIAÇÃO DO TUX MATH

Ao se pensar no uso de um software na escola deve-se pressupor a aprendizagem do aluno. Um software para ser educativo deve ser pensado segundo sua potencialidade de aprendizagem. Deste modo, torna-se importante a compreensão das concepções teóricas e práticas que as envolve. Daí a necessidade de avaliá-los.

O Tux Of Math Comand é um jogo matemático que trabalha com as operações aritméticas (adição, subtração, divisão e multiplicação)

O objetivo do Tux (o pinguim mascote do Linux) é defender a cidade das bombas (operações matemáticas), que caem do céu. O jogador deve resolver as contas, digitar o resultados e teclar enter. Se o resultado estiver correto, o pinguim dá um tiro e acerta a operação.

No âmbito pedagógico, pode-se afirmar que o jogo apresenta uma visão acrítica em relação aos aspectos sociais-políticos-econômicos-culturais, com uma abordagem positivista e metodologia behaviorista, aplicando estímulo-resposta, "se o jogador sabe as operações ele ganha (estímulo positivo), se não sabe, ele perde (estímulo negativo). Mas, o jogo é muito divertido e empolgante, os alunos o adoram, além disso, aprendem as quatro operações e ainda desenvolvem a velocidade de raciocínio em relação a este conteúdo matemático.




PARA LER A FICHA DE AVALIAÇÃO clique aqui

Nenhum comentário: